Resposta: ***a você gestante*** 



 
Durante a gravidez, ocorre com a mulher uma série de alterações que associadas com as modificações nos hábitos de vida, podem levar ao aparecimento ou agravar os problemas dentários como cárie e gengivites. Podemos citar algumas alterações metabólicas: 
 

     Alterações no Ph da cavidade oral, ou seja, Ph neutro (Ph=7) que seria o ideal, dificilmente é encontrado mesmo quando não se está grávida. O que acontece é que durante a gravidez, observa-se uma facilidade na queda do Ph, isso significa um aumento da acidez na cavidade oral; (Ph<5) facilitando o aparecimento dos problemas dentários; 

    Toda gestante passa a se alimentar com maior freqüência; diminuindo o intervalo de tempo entre as refeições, dificultando a estabilização do Ph. 

    Há também um maior consumo de doces, e é claro sendo prejudicial; 

    Diminuição dos cuidados com a cavidade bucal, um dos mais importantes fatores que são considerados prejudiciais para a mãe e para o bebê também. Principalmente antes e depois do parto, quando a atenção e a preocupação da mãe está voltada para os cuidados com a "saúde do bebê". 
     

Dra. Micheli Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista - Bauru/SP

 

 

Copyright(C)1998 Nahás Matiello e De Cicco