Selantes 


Os selantes funcionam como um método eficaz de prevenção da cárie dental. Os selantes são substâncias resinosas fluídas, um material plástico, colorido ou não, usado sobre a superfície oclusal do dente, ou seja, onde mordemos e trituramos os alimentos, prevenindo a instalação da cárie, selando mecanicamente o dente, desta forma anulando o local preferido dos microorganismos, em especial o causador da cárie. Os selantes permitem uma melhor limpeza, agindo como "extensão preventiva". O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco da cárie. Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, ou seja, grossa, pois poderá interferir na oclusão (mordida). Ela deve apenas cobrir superficialmente o dente.

Trata-se de um programa preventivo para os casos de alta atividade/risco de cárie, para pacientes especiais, que não tenham coordenação motora para a escovação adequada, para dieta não controlada e escovação errada. As vantagens da aplicação do selante são: tempo de trabalho reduzido, fácil aplicação e conserva a estrutura dental. É necessário uma manutenção a cada 6 meses.

A aplicação do selante se faz necessária, pois os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contém fissuras e fóssulas que são pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam.

As crianças são as maiores beneficiadas. Os selantes devem ser aplicados em seus dentes, especialmente naqueles recém-erupcionados. Os selantes são recomendados para todas as crianças, mesmo aquelas que recebem aplicações tópicas de flúor ou que vivem em uma comunidade com água fluoretada. O flúor ajuda no combate à cárie, mas é menos efetivo nas superfícies rugosas dos dentes. Sem dúvidas o selante pode ser aplicado também em adolescentes e adultos, tudo vai depender da higiene bucal e dieta da pessoa.

Quando o selante é aplicado, ele "escorre"e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente. Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural desta película protetora e, por isso, para manter o efeito protetor, há a necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim o dentista determinará se será necessária ou não uma reaplicação do selante.

Como um complemento à ação dos fluoretos, os selantes são de indiscutível valor. Seu emprego em programas de larga cobertura, em saúde pública tornar-se-á mais viável quando forem obtidos materiais de técnica de aplicação e custo mais acessíveis e com um maior tempo de retenção sobre os dentes. Normalmente a aplicação do selante se dá em consultórios, clínicas privadas, onde se tem a opção de tratamento particular ou na forma de convênios.

O controle da cárie dental representa, na atualidade, o grande desafio da Odontologia. Há vários métodos já comprovados para o controle da cárie. A aplicação deles depende da ação conjunta da população, do governo e dos profissionais da área odontológica, ou seja, da higiene bucal e dieta, da fluoretação da água de abastecimento e da aplicação tópica do flúor e aplicação do selante com orientação e motivação.

A somatória de todos os métodos de prevenção, mostra um ótimo resultado na redução do número de cáries. Portanto, a prevenção deve ser feita utilizando-se todos os métodos, levando em consideração a faixa etária do paciente, a habilidade manual e a incidência de cárie.

É muito importante estar ciente que com a aplicação do selante, deve-se evitar gomas, chicletes e balas. Pois estes ajudariam à desgastar mais rapidamente o selante e muitas vezes ele até cai.

Figura, mostrando o formato anatômico dos dentes posteriores(molares e pré-molares), onde aplicamos o selante.


  
 
 
Dra.Aline Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista - Bauru/SP
 


Copyright(C)1998 Nahás Matiello e De Cicco