Controle do Consumo de Alimentos Cariogênicos 

 
 

Principais grupos de alimentos- 

  • Grupo Lácteo
  • Grupo das Carnes
  • Grupo das Verduras e Frutas
  • Grupo dos Pães e Cereais

O consumo diário desses alimentos, 4 grupos, assegura uma dieta variada e equilibrada de acordo com todos os requisitos estabelecidos. 

  • Grupo Lácteo:

Inclui o leite, manteiga, queijo e derivados. 

Com o leite conseguimos suprir nossas necessidades de cálcio, fósforo, vitaminas D e A, o leite desnatado contém os mesmos elementos nutritivos, com exceção às gorduras e à vitamina A. Um copo de leite equivale à uma fatia de 30g de queijo. 

Consumo diário de alimentos lácteos recomendado: 

  1. CRIANÇAS: 3 ou mais copos de leite(copo de 250ml);
  2. ADOLESCENTE: 4 ou mais;
  3. MULHERES GRÁVIDAS E LACTANTES: 3 ou mais copos.

 

  • Grupo das Carnes:

Inclui as carnes, peixes, aves, ovos, leguminosas. 

Neste grupo encontramos uma adequada fonte de proteínas, ferro, vitamina A, tiamina e riboflavina. A recomendação ideal é de 2 porções diárias, cada porção consiste em 100g de carne magra, ave ou pescado, ou 2 ovos, ou ainda 100g de leguminosas. 

  • Grupo das Verduras e Frutas:

Compreende os vegetais verdes e amarelos e as frutas. São considerados alimentos ricos em vitamina A e C, e também em sais minerais. Sua recomendação diária é de 4 ou mais porções, incluindo verduras, vegetais e frutas. 

  • Grupo dos Pães e Cereais:

Constitui alimentos derivados de cereais como: trigo, aveia, arroz, centeio, etc. São fontes de proteínas, ferro e componentes do complexo B. Devido, a isto, os cereais ou pão devem sempre ser consumidos simultaneamente com outros alimentos que contenham proteínas como a carne, queijo e ovos. É recomendado um consumo diário de 4 porções(1 porção =100g) : 3 porções de pão e uma de cereais. 

Este grupo fornece mais calorias por baixo custo e se encontram sobre carregados de açúcar, como massas, bolos, doces e tortas, eles provem pouca proteína, minerais e vitaminas à dieta e somente proporcionam as chamadas calorias vazias, isto é, sem valor nutritivo. 

Os pais devem ser esclarecidos e orientados, sobre a importância de uma dieta equilibrada. Sugestões podem, e devem, ser feitas, mas sabemos que o sucesso de um programa de aconselhamento é permitir através de nossas informações que os pais e a criança possam desenvolver sua própria dieta baseados no que aprenderam sobre nutrição e saúde bucal, conforme suas preferências pessoais. 

Indico, alguns livros dirigidos aos pais que procuram informações importantes como: A VIDA DE NOSSOS FILHOS, Dr. Rinaldo de Lamare; OS DENTES DO SEU FILHO, A. C. Guedes-Pinto. 

Uma dica importante sobre dieta é que a freqüência e o tipo de açúcar é mais importante que a quantidade total consumida. O açúcar é um excelente meio para o crescimento de bactérias na placa dentária. A cada exposição do açúcar há um aumento da atividade metabólica das bactérias, resultando numa formação de ácidos que dissolvem o esmalte dos dentes. 

A cada instante em que o açúcar é consumido, o ácido da placa, produzido pelas bactérias, pode permanecer por aproximadamente 20 a 30 minutos, promovendo a descalcificação da superfície do dente. Portanto, quanto mais exposição ao açúcar, maior é o período de produção de ácidos e é também maior o índice de cárie dentária. 
A área do esmalte atingida pelo ataque sofre uma lesão chamada cárie, cárie inicial, conhecida como lesão mancha branca. Se o paciente se submeter a uma limpeza e aplicação do flúor, resultará em lesão sem cavitação, que mediante um acompanhamento odontológico, ocorrerá à remineralização da lesão(odontologia preventiva). Caso persista a presença contínua da placa, do açúcar, das bactérias e dos ácidos produzidos por elas, a cárie inicial resultará em lesão com cavitação, então o profissional deverá partir para a odontologia restauradora e não mais a preventiva. 
 

Uma vez que os pais se convençam das necessidades de modificação da dieta, e que ela pode ser feita de forma agradável, obterá sucessos com as modificações dos hábitos alimentares. 

Observe o quadro indicativo dos alimentos com maior e menor poder cariogênico: 
 
GRUPO DE ALIMENTOS ALIMENTOS MAIS CARIOGÊNICOS ALIMENTOS MENOS CARIOGÊNICOS

Laticínios

Chocolate(tipo nescau), "milk-shake", iogurte de frutas, chá/café/leite com açúcar.

Queijo, iogurte natural, chá/café/leite com adoçante.

Frutas & Verduras.

Conservas de frutas, geléias, frutas secas, maçã do amor, frutas caramelizadas, ... 

Todas as frutas frescas e todos os tipos de verduras e vegetais.

Carnes

Carnes com temperos adocicados, com cremes, molhos, etc.

Carnes em geral (boi, porco, peixe, galinha...).

Cereais

Bolos, tortas, pão doce, bolachas, ...

Pão e torradas com manteiga, arroz, feijão.

Doces 

Doces em geral, balas, confeitos, sorvetes, chicletes, chocolates...

Chicletes sem açúcar.

Bebidas

Refrigerantes em geral, sucos artificiais.

Água mineral, refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar.

Lanches

Pizza, cachorro quente, hambúrguer, todos com 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca doce...

Pizza, cachorro quente, hambúrguer sem 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca salgada, batata frita...
 
  Dra. Micheli Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista - Bauru/SP


* Imagens obtida no Guia para prevenção oral / Johnson & Johnson 

 

Copyright(C)1998 Nahás Matiello e De Cicco