Concentração de Flúor em Alimentos Infantis Preocupa Odontopediatras 


Pesquisadores do Departamento de Odontopediatria da Universidade de Iowa nos Estados Unidos realizaram um estudo para avaliar a quantidade de flúor presente em 238 alimentos infantis disponíveis no mercado americano. 

A concentração de flúor varia de 0,01 a 8,38 mg de flúor por grama, sendo que a maior concentração de flúor foi encontrada nos alimentos infantis que continham galinha.

A preocupação destes pesquisadores com a quantidade de flúor presente nos alimentos destinados à população infantil vai de encontro com dados de literatura que mostram um aumento na prevalência de fluorose dental nos EUA,Canadá e em outros países industrializados. A quantidade ótima de flúor a ser incorporado está em torno de 0,05 a 0,07mg de flúor por quilo de peso corpóreo, e quando se analisa outros tipos de produtos fluoretados, por exemplo os dentifrícios, consumidos rotineiramente pelas crianças a associação deste com outros produtos fluoretados é um fator que deve ser considerado. Existem poucos estudos na literatura que avaliaram o flúor nos alimentos infantis. 

Os dados deste estudo mostraram uma variação muito grande na concentração de flúor presente nos alimentos infantis, ficando portanto um tanto quanto tendencioso colocar este fator como responsável pelo aumento da prevalência da fluorose, por outro lado é um dado a ser considerado quando da investigação das possíveis causas da fluorose dental. 

No Brasil, até o momento não se tem conhecimento de um estudo com o mesmo propósito avaliando os alimentos infantis disponíveis no nosso mercado, ficando uma sugestão para um trabalho que no mínimo será interessante para aqueles que acreditam que o problema da cárie não será resolvido com o flúor, mas sim com ações efetivas para o controle da placa bacteriana. 

 

Profa. Dra. Maria Aparecida de A M Machado*  

 

Copyright(C)1998 NahásMatiello e De Cicco