O Controle da Cárie em Crianças
Uma visão atual 

 

Desde os primeiros relatos da literatura sobre a doença cárie, muito se tem feito dentro da pesquisa odontológica para desvendá-la e eliminá-la do nosso meio. Este esforço concentrado de pesquisadores e clínicos já obteve êxito em alguns países relacionados dentre os de primeiro mundo, mas por outro lado por motivos diversos, muitos países e entre eles o Brasil, até o momento ainda lutam para definir uma política adequada e abrangente de promoção de saúde bucal. Para nós profissionais de saúde, fica claro que a ação básica neste sentido deve estar voltada à população infantil, particularmente na Odontologia, cabe ao Odontopediatra (especialista no atendimento odontológico de crianças) a responsabilidade de acompanhar as principais etapas do crescimento e desenvolvimento maxilo-facial da criança, e através de um trabalho educativo possibilitar a ela a incorporação de hábitos que venham favorecer a manutenção da saúde bucal, nas diferentes etapas do desenvolvimento dentário. 

Sendo assim, partindo do pressuposto que todos os profissionais de Odontologia especialistas ou não, que trabalham com crianças estariam integrados a esta filosofia, quais seriam então os mecanismos disponíveis para que se possa senão acabar, ao menos minimizar a doença cárie na população infantil??? Os meios já são de conhecimento da profissão, e constituem hoje o que denomina-se " tríade preventiva" , a saber: controle da placa bacteriana, orientação racional da dieta e uso racional do flúor. Destes, baseados na nossa experiência como pesquisadores e clínicos, podemos afirmar que o controle efetivo da placa bacteriana é que pode nos levar ao sucesso para controlar a doença cárie. 

Esta convicção se baseia numa experiência de prática clínica de 16 anos com um programa preventivo desenvolvido na cidade de Bauru/SP que controla a placa bacteriana mensalmente, com o acompanhamento do Odontopediatra, integrado a uma orientação de dieta não proibitiva e o uso de flúor que já está disponível no creme dental e através de soluções para bochechos semanais, sendo este programa perfeitamente executável dentro do dia a dia dos pais e crianças, possibilitando àqueles que fazem parte este programa, uma cavidade bucal livre de cáries, sendo este o objetivo máximo de todo Odontopediatra. 

Atualmente este sistema de trabalho está sendo desenvolvido em 19 cidades brasileiras. Experiências como esta, mostram que a doença cárie tem cura, basta apenas encontrar o caminho certo para poder atacá-la. 


Profa Dra Maria Aparecida de A M Machado*  


Copyright(C)1998 Nahás Matiello e De Cicco