Alguns minerais necessários na alimentação: ferro, cálcio e zinco são importantes para a formação de reservas adequadas e para o crescimento ósseo.
Durante os primeiros 6 meses de vida, em crianças não prematuras e/ou de baixo peso, o leite materno fornece ao bebê suas necessidades de minerais. Depois deste período, as necessidades de ferro, cálcio e zinco do bebê ultrapassam as quantidades oferecidas pelo leite materno ou por uma fórmula láctea. Assim, a introdução de outros alimentos irá contribuir para um aporte adequado, não apenas por meio da oferta de maiores quantidades dos minerais, mas também facilitando sua absorção. Assim, se a oferta de cereais enriquecidos com ferro for feita juntamente com frutas ou sucos, ricos em vitaminas C, estaremos propiciando melhor absorção de ferro, da mesma forma, a absorção do ferro pode ser inibida, por exemplo, pelo chá, por causa de uma substância chamada tanato nele contida.
Qualquer derivado do leite é uma boa fonte de cálcio e sua absorção é favorecida pela vitamina D e por alguns açúcares, entre os quais a lactose. As fibras, por outro lado, podem prejudicar a absorção de cálcio. A absorção do zinco é bem menos problemática, mas pode vir a ser prejudicada nos casos de dietas macrobióticas ou vegetarianas.
*Prof. Dr.
Cláudio Leone
*Prof. Dr. Mário Santoro Jr.
*Profa. Dra. Lúcia Ferro Bricks
*Profa. Dra. Conceição Aparecida de Mattos Segre