NOS DOIS PRIMEIROS ANINHOS, SEU BEBÊ PRECISA DE CUIDADOS ESPECIAIS. A ALIMENTAÇÃO É UM DELES.
 
Alimentação nos dois primeiros anos de vida:
alguns conselhos úteis.

SAL E AÇÚCAR COM MODERAÇÃO

Os bebês precisam de açúcar e sal ( sódio ) com moderação. Os açúcares são necessários na dieta e se constituem numa excelente fonte de energia. É bom lembrar que o cérebro, para obter energia, depende de um açúcar simples, a glicose. O açúcar do leite humano é a lactose, responsável por 40% de seu valor calórico. Desde o nascimento, os bebês são capazes de digerir e absorver os açúcares da sua dieta.

São inúmeros os alimentos na natureza que contêm açúcares, ou seja, a glicose, a sacarose, e a frutose ( em frutas e vegetais ), a maltose ( em cereais e grãos ) ou a lactose ( no leite ). Como existe uma preferência inata pelo sabor do "doce", é precioso o cuidado para não estimular o consumo exagerado de açúcares.

Por outro lado, o sabor do "doce" pode também ajudar na introdução de novos alimentos, por exemplo, introduzindo uma carne juntamente com uma fruta, ou até mesmo, em raríssimas circunstâncias, colocando um pouco de açúcar na papinha de legumes e vegetais do bebê, porém, retirando-o, gradativamente à medida que o bebê vai se familiarizando com o novo alimento.

Em relação ao sódio, deve-se lembrar que é um nutriente essencial da dieta. Sua ingestão excessiva pode elevar a pressão arterial, mesmo no lactante.

Como o sal acentua o paladar de alguns alimentos, pode haver uma tendência a acrescentá-lo em demasia, para melhorar a aceitabilidade ou mesmo disfarçar o paladar menos agradável de alguns outros. O uso moderado de sal, porém, é apropriado e compatível com uma dieta equilibrada. A utilização de menor quantidade de sal nesta idade, favorecerá também o hábito salutar de comer com menos sal, inclusive na idade adulta.

 

*Prof. Dr. Cláudio Leone
*Prof. Dr. Mário Santoro Jr.
*Profa. Dra. Lúcia Ferro Bricks
*Profa. Dra. Conceição Aparecida de Mattos Segre

Copyright(C)1998 Nahás Matiello e De Cicco