Em Busca do Sorriso

Informativo aos pais sobre dieta alimentar

 
 

    Vocês sabiam que desde a época em que seu filho está dentro do útero materno, a alimentação já é importante para a formação de dentes saudáveis.

    O paladar da criança começa a se desenvolver por volta do quinto mês de vida intra-uterina. Sê a gestante tiver o hábito de consumir doces em excesso, existirá maior probabilidade do bebê nascer com preferência por esses alimentos.

    Mães que ingerem comidas saudáveis, com boa quantidade de proteínas(carnes, ovos, leite), vitaminas(frutas, verduras, legumes), sais minerais(flúor, cálcio, sódio, potássio) e moderada quantidade de gorduras e carboidratos(açúcar, pães e massas em geral), tendem a ter filhos com uma dentição mais saudável.

    A cárie de mamadeira tem desenvolvimento rápido e está associada ao emprego prolongado de leite ou líquidos(chá, sucos) açucarados na mamadeira. Portanto se seu filho faz uso frequente de mamadeira açucarada no período noturno, procure eliminar esse hábito. Não leve seu filho para a cama com a mamadeira, pois ele irá associar o sono com a alimentação.

    Dos 6 aos 12 meses ocorre o desmame. Assim que os dentes erupcionarem, a criança já deve ter deixado a alimentação noturna. Caso isto não ocorra, tente substituir o seio ou a mamadeira de leite pela água e diminua gradativamente a quantidade ingerida até que a criança deixe esse hábito, em função da saúde dental.

    Quando o bebê passar a fazer refeições juntamente com toda a família procure, você mãe, você pai, dar bons exemplos de alimentação ao seu filho, pois não adianta você dizer que ele não deve tomar refrigerantes durante as refeições se isto for um hábito familiar.

    Lembre-se mãe, seu filho na escola pode trocar lanches, ganhar balas, chicletes, além das festas de aniversário, onde é difícil ser controlado, portanto o hábito familiar é fundamental.

    Procure dar guloseimas apenas como sobremesa ou escolha o sábado ou domingo para o dia do doce. Faça a higienização logo em seguida da ingestão das guloseimas.

    Oferecer refrigerantes no fim de semana, em festas ou num restaurante, balas esporadicamente(1 vez por semana), chicletes 1 vez cada 15 dias, chocolates nos domingos ou escolher 1 vez por semana como o dia da guloseima.

 

Equipe de Odontologia na primeira infância -FOUSP:

Dra. Maria Salete Nahás P. Corrêa

Dra. Ana Lidia Ciamponi

Dra. Liliana Aparecida Mendonça V. Takaoka

 

Copyright(C)1998 Nahás Matiello e De Cicco