Google
 

A III Idade no Mundo Antigo

O envelhecimento é uma preocupação constante do homem em todos os tempos. Em nossa sociedade o homem rejeita o envelhecimento, não se conformando com a sua evidencia. A terceira idade desperta sentimentos negativos , como a piedade, o medo, e o constrangimento.

A imortalidade e a eterna juventude são sonhos míticos do homem. A eterna juventude está sempre relacionada com a felicidade plena. A procura da fonte da juventude é assunto nos mais antigos escritos. A mitologia está repleta de seres imortais e a Bíblia cita com freqüência seres de grande longevidade.

O livro da gênese fala que após o Dilúvio as pessoas passaram a viver mais. Vários poetas gregos escreveram sobre a longevidade. Hesíodo ( poeta grego que viveu no oitavo século A.C. ) descreveu uma raça dourada, constituída por um povo que vivia centenas de anos sem envelhecer e que morriam dormindo quando chegasse o seu dia. Os gregos acreditavam existir um povo que vivia em terras longínquas ao norte e que vivia milhares de anos...
.
Aristóteles ( filósofo grego ) e Galeno ( médico grego, 129-199 AD ) acreditavam que cada pessoa nascia com certa quantidade de calor interno que iria se dissipando com o passar dos anos considerando então a terceira idade o período final desta dissipação de calor. Aristóteles ( 384-322 AC, o mais influente filósofo do pensamento do mundo ocidental ) sugeria o desenvolvimento de métodos que evitem a perda de calor o que prolongaria a vida, dando um certo cunho científico ao problema.

A maioria dos povos sempre apelaram para a fantasia quando procuravam a fonte da juventude. Alguns pensaram encontrar a juventude em longínquas ilhas, outros em rios caudalosos, alguns em extratos especiais de testículos de cães e outros em ser a longevidade dependente de uma vida reta e disciplinada.

Na China o taoísmo preconiza o encontro do "verdadeiro caminho" que seria viver tanto até se tornar imortal. Para isto aprende-se a conservar-se as energias vitais , como por exemplo mantendo-se o controle da respiração, alimentando-se de frutas e raízes, evitando-se a carne e o álcool, e procurando mudança do comportamento sexual, preconizando-se trocar a ejaculação pela meditação.

Extraído do livro "Ficar Jovem Leva Tempo…. Um Guia para Viver Melhor"
Dr. João Roberto D. Azevedo - Editora SARAIVA

 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.