Google
 

Bulimia

Entrei nesta home-page atrás de informações sobre bulimia, distúrbios alimentares, acesso de vômitos e anorexia e, infelizmente, não encontrei nada até o momento. Admira-me que um tema tão importante e perigoso, tendo em vista os padrões de beleza física que nos são apresentados pela tv, cinema, teatro, etc, ainda não tenha merecido destaque entre os profissionais da área de psicologia, psiquiatria, já que é tema que envolve profundamente a mente. Pelo que pude ter de informações até agora,os profissionais não gostam de tratar pacientes que sofrem do mal "bulimia",por serem casos difíceis.
Estou atrás de mais informações, principalmente sobre a mania, que os que padecem desse mal têm, de provocar vômitos, após saciarem a sua gula, para manterem a forma. Isto torna-se um vício por ser incialmente uma solução. Tenho uma amiga muito querida que sofre disso e durante oito anos guardou isto só para ela, mas resolveu se abrir comigo, e tendo em vista a coragem dela, pois senti o quanto foi difícil e constrangedor fazer isto, sinto-me na obrigação de ajudá-la, mas para isso preciso de informações, as quais nunca encontro. A minha preocupação é que pela falta de informação, essas pessoas não sabem das conseqüências do gesto, inicialmente sem prejuízo e tomado como uma solução definitiva para espantar a gordura.
Desculpem-me entrar nesta seção para pedir esta ajuda, mas, por favor, se souberem de algo neste sentido, encaminhem-me ou façam contato.

Muitíssimo obrigada

Rosana

Rosana,
de fato, o tema é complexo. A anorexia nervosa é uma patologia psíquica grave, com uma mortalidade não desprezível e tratamento igualmente complexo e difícil. Trata-se de um distúrbio onde a pessoa afetada tem uma visão distorcida de sua imagem corporal e mesmo que se encontre magra, e algumas vezes está muito magra, ela percebe-se gorda,insiste em fazer regime, exercícios excessivos e às vezes induzir vômitos para eliminar aquilo que comeu. Isto pode levar a desnutrição, sérios distúrbios metabólicos e até mesmo ao óbito. Se você dominar o inglês, existem muitos sites, que você pode encontrar no Yahoo, por exemplo, que vão esclarecê-la melhor. Penso que você não é médica e portanto não pode "tratar" de sua amiga. Acho que como amiga, compete-lhe esclarecê-la, tentando convencê-la a procurar ajuda especializada (endocrinologista e psiquiatra). Muitas vezes essas pessoas tem um psiquismo muito alterado e torna-se difícil convencê-las de que há algo errado. Caso não consiga convencê-la a procurar ajuda, converse com sua família, no sentido de esclarecê-los. Quem sabe no futuro a gente publique um artigo mais extenso a respeito da bulimia e outros distúrbios do apetite.

Dra. Jane Feldman - Endocrinologista - São Paulo - SP
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.