| 
                  KátiaSíndrome de Sjögren-Larsson, Olá Dr!Minha mãe, uma mulher de 53 anos de idade, tem síndrome de Sjögren-Larsson, a qual, como você sabe, afeta os olhos e a boca. Mas ela tem também desenvolveu alguns problemas hepáticos, que causaram icterícia e uma sensação geral de fadiga e, ate hoje, ninguém deu uma resposta definitiva sobre a possibilidade de ligação entre S-L e  estes sintomas. Eu gostaria de receber alguma informação sobre esta possibilidade.
 Obrigado
 
 Síndrome de Sjögren (SS) - de causa desconhecida, consiste em lesão inflamatória sistêmica crônica que atinge diversos órgãos.  Em alguns pacientes afeta somente os olhos e a boca provocando secura (SS primária, complexo seco, síndrome da secura), em outros provoca também doenças vasculares e do colágeno (SS secundária).
 
                    Principais alterações causadas pela Síndrome de Sjögren: 
                     Olhos- atrofia do epitélio secretor das glândulas lacrimais causando dessecação da córnea e conjuntiva (ceratoconjuntivite seca), em casos avançados a córnea é gravemente lesada (ceratite filiforme) levando a incapacidade visual severa. 
                    Boca- atrofia das glândulas salivares e consequentemente extrema secura na boca e lábios (xerostomia), inibindo a mastigação e a deglutição; promovendo também queda dos dentes e formação de cálculos nos ductos salivares.  Os sentidos do olfato e do paladar podem ser perdidos.
                    Pele e Mucosas- a dessecação também pode ocorrer em toda pele do corpo, principalmente das mãos e pés, na mucosa do nariz, garganta, laringe, brônquios, vulva e vagina.  Pode ocorrer alopécia (perda total dos cabelos).  A secura do trato respiratório pode causar infecções pulmonares e algumas vezes graves pneumonias.
                    Aparelho Digestivo- atrofia da mucosa ou da submucosa dificultando a digestão e a absorção, lesão no fígado (lesão hepatobiliar crônica) causando icterícias, pancreatite (o tecido pancreático é similar ao das glândulas salivares). 
                    Aparelho Cardiovascular- pericardite fibrinosa é a lesão mais comum, também pode ocorrer lesão vascular em qualquer órgão. 
                    Aparelho Urinário- nefrite intersticial, diminuição da habilidade de concentração renal e acidose tubular renal. 
                    Nervos- neuropatia sensorial (principalmente dos pares II, III e V).
                                      Ainda pode aumentar a incidência de câncer linfático (linfoma) em 44 vezes.
                    Com frequência a evolução da SS é benigna, muito lenta, com crises que se destacam pela secura exagerada e infecções que se localizam nas glândulas salivares residuais.  O prognóstico está associado ao número de alterações orgânicas provocadas pela SS.  Na SS primária o prognóstico é mais favorável que na secundária.  O tratamento é individualizado a cada órgão acometido. 
                      Dr. Paulo César Madi - Clinica Médica e Saúde Publica - Santo Antonio da Posse - SP |