Google
 

AIDS

Qual a vantagem de fazer um exame para saber se é soropositivo ou não?

Não é melhor esperar a doença aparecer normalmente?

Transar com um soropositivo mesmo usando preservativo, mas acontecendo sexo oral é necessário fazer o exame?

Transar sem camisinha, mas não ejacular interno o outro corre risco mesmo sendo sexo anal ou vagina"?

Anônimo

Prezado leitor:
A vantagem de uma pessoa cujo comportamento envolva risco para infecção por HIV realizar o exame sorológico é a possibilidade de identificar precocemente a infecção, permitindo um tratamento mais precoce e mais eficaz. Quando os sintomas de AIDS aparecem, geralmente a infecção por HIV já se encontra em fase avançada, sendo mais difícil o controle com medicamentos, mesmo os mais novos e mais potentes.

O sexo oral também deve ser praticado com preservativo, principalmente se executado pela mulher, pois o HIV é eliminado no sêmen. O risco de infeção no sexo oral praticado pelo homem é mínimo, próximo de zero.

Mesmo sem haver ejaculação, outros fluidos produzidos no aparelho genital masculino (principalmente o liquido bulbo-uretral) também podem conter o HIV. A camisinha deve ser utilizada sempre que houver penetração, independentemente de haver ejaculação.
Atenciosamente,

Dr. Marcos Nolasco -Pediatra e Infectologista da UNICAMP (especialista em AIDS)- Campinas - SP
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.