Google
 

Varicocele

Gostaria de saber mais sobre o assunto. A operação é a única solução para este tipo de 'varizes'? Caso não queira operar o que devo evitar progressão da doença? Comidas a evitar? Bebidas? Etc? Já que no momento não sinto dor? Qual é a real gravidade desta doença?

Michel

Caro Michel. Eis algumas informações sobre a varicocele: É a dilatação das veias do cordão espermático (varizes do escroto). As veias dilatadas podem ser percebidas pelo urologista ao palpar os cordões espermáticos do paciente.
Geralmente é congênita e aparece na adolescência. É mais freqüente do lado esquerdo. Provoca dor, peso ou desconforto ao nível do escroto ou regiões inguinais, principalmente após esforços físicos.
Não existe prevenção adequada. A varicocele já existente, estabiliza-se ou progride independentemente de qualquer atitudepor parte do paciente. NÃO PROVOCA OU INDUZ A DISTÚRBIOS DA POTÊNCIA SEXUAL. Sua principal complicação é a diminuição da fertilidade (alteraçãodo nº, forma e mobilidade dos espermatozoides). O desconforto e as dores escrotais, geralmente, não justificam o tratamento cirúrgico. O uso de alguns medicamentos por via oral pode melhorar a sintomatologia. Porém, se comprovada a relação entre infertilidade e varicocele, a cirurgia é essencial para a melhora da qualidade do sêmen. A opção pelo não tratamento cirúrgico pode induzir alterações progressivas da qualidade do sêmen e conseqüente diminuiçãoda fertilidade. A cirurgia é simples. A anestesia é espinhal (raqui ou peridural). Apenas 24h de internação. Dois pequenos cortes de 03 cm são feitos na região pubiana. As veias varicosas são separadas, amarradas e seccionadas. Retorno às atividades habituais em 05 dias. De 03 a 06 meses após a cirurgia, realiza-se espermograma p/avaliar o grau de melhora da qualidade do sêmen.

Dr. Cálide Soares Gomes - Medicina Virtual - Urologia e Andrologia
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.