Google
 

Menopausa

 

Junto e após a menopausa, minha esposa passou a ter problemas com a memória recente. Atualmente, há cerca de 6 meses, faz reposição hormonal (Premarim MPA 28/2,5) e teve uma pequena melhora. No entanto, sob emoção ou pressão, tem a tendência de se perder totalmente, com comportamentos repetitivos.
É fruto da menopausa ou é outra coisa?

Norman

Prezado Sr. Norman.

A menopausa é uma fase normal na vida de todas as mulheres. Acontece pela paralisação das funções reprodutivas e hormonais dos ovários. É difícil, para nós homens e familiares, entendermos o que de fato está acontecendo.
A mulher e mãe é, normalmente, a pessoa forte da família. Forte, indispensável e discreta. A gente só lembra dela na sua ausência.
É a ela que a gente recorre sempre. Só que a gente não se dá conta de quanto e quantas vezes...
Para entendermos a menopausa vamos fazer um paralelo com a adolescência.

A adolescência é uma verdadeira tempestade hormonal. Os hormônios sexuais enchem nossos jovens de coragem e idéias. Se sentem gente grande e brigam pelo seu espaço.

A menopausa é o contrário. A falta de hormônio sexual traz a perda da auto-estima, depressão, sentimentos de abandono.
No entanto, como na adolescência, tudo isto é passageiro. Rapidamente o organismo feminino se adapta e a alegria de viver volta às mulheres.
Nesta fase, difícil para elas, é necessário acompanhamento médico especailizado e principalmente APOIO e COMPREENSÃO por parte da família, principalmente do marido.
Somente a Terapia de Reposição Hormonal que sua esposa está recebendo não resolverá seus problemas.

Dr. Sérgio dos Passos RamosEspecialista em Ginecologia e ObstetríciaMembro da Sociedade Brasileira do Climatério - SOBRAC
 
 

 
Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação deste conteúdo é expressamente proibida, estando sujeito o infrator às sanções legais cabíveis, de acordo com a lei 9610/98.